31 de Janeiro . 18h30
Associação Oficinas Do Convento
Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu
Conversa sobre ‘O solo’
Exposição de aguarela de Miguel Schreck
—————————————————————————
Vamos apresentar o Plantei.eu, um projecto focado na produção de conteúdos e divulgação de conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais sustentáveis.
O Plantei.eu é lançado em formato Alamanaque e também com o website associado, onde os utilizadores podem consultar informação mais detalhada sobre práticas regenerativas. Pretende reunir e simplificar conhecimento, criando uma ferramenta de fácil consulta no dia-a-dia e introduzindo novos agricultores a práticas agrícolas sustentáveis.
O nosso foco foi a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida.
Depois gostávamos de falar convosco sobre O SOLO!
Este é o primeiro tema do nosso Almanaque e queremos explicar-vos porquê!
O solo é um macro organismo que corresponde a uma camada muito fina da superfície terrestre, que possibilita o desenvolvimento da vida na terra.
É uma fronteira interactiva entre as energias do interior da Terra e do Universo. Energias telúricas e cósmicas.
É um componente fundamental dos ecossistemas terrestres e dos ciclos naturais, é um reservatório de água e funciona como uma esponja, sendo um componente essencial para regular o ciclo completo da água.
É o suporte essencial para o sistema florestal e agrícola e também da vida animal. É um recurso natural finito, ou seja, a sua perda e degradação não é recuperável no espaço duma geração. É possível acelerar o seu processo de formação através de boas práticas de gestão.
Vamos conversar sobre o solo?
Exposição de aguarela de Miguel Schreck
Vamos ter expostas as aguarelas originas do Almanaque feitas pelo Miguel Schreck!
Essencialmente autodidacta, tinha 11 anos quando começou a estudar desenho e pintura através de livros. Ingressou em Arquitectura, na Universidade Lusíada do Porto e mais tarde, frequentou o curso de Design de Interiores na Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos.
Em 2000 foi viver para Londres, onde estudou o método de representação de Stanislavski em Conway Hall. Quatro anos depois, regressou ao Porto e ingressou na Universidade Sénior da Foz, para estudar técnica de aguarela com Jaime Isidoro.
Expõe em regime individual e colectivo desde 2001.
Actualmente encontra-se a desenvolver vários projectos ligados às artes performativas e plásticas em Trás-os-Montes, onde se estabeleceu em resultado de uma viagem que o levou desde a foz até à nascente do rio Douro.
Jantar na Cantina do Mambo – mais informações em breve
Foi-nos possível produzir este Almanaque graças ao programa de financiamento No Planet B! financiado pela AMI – Assistência Médica Internacional, co-financiado pela European Commission – Development & Cooperation – EuropeAid e pelo Camões, I.P. que nos permitiu financiar a equipa de criação do almanaque, design, produção e distribuição.