A versão oficial é que o Plantei.eu é um projecto de produção de conteúdos e divulgação de conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais regenerativas. Mas aqui entre nós, queremos é inspirar-vos a lançar as primeiras sementes à terra. É que quando elas começam a germinar, já não há volta a dar. Hortelão uma vez, hortelão para a vida!

Queremos reunir e simplificar conhecimento técnico sobre temas essenciais para a compreensão da natureza e como as nossas acções a influenciam, focando-nos na importância da utilização de técnicas de regeneração em qualquer projecto agrícola e/ou florestal.

Queremos também criar ferramentas de fácil consulta e de uso no dia-a-dia, introduzindo os novos agricultores a práticas agrícolas sustentáveis e promovendo um diálogo com os agricultores que gradualmente abandonaram técnicas agrícolas ancestrais.

PORQUÊ?

Sentimos que existe muita informação sobre práticas agrícolas, no entanto, esta está dispersa em várias fontes, digitais e em papel. Vamos então compilar várias fontes que tomamos como referência, organizando a informação com textos e imagens apelativas.

Sentimos a necessidade de criar projectos de comunicação que visem as boas práticas de agricultura, regeneração e agrofloresta pois neste momento mais de metade de Portugal continental corre o risco extremo de desertificação e é urgente combater e mitigar este fenómeno com práticas mais sustentáveis de produção alimentar, que aumentem a resistência e qualidade dos solos e ecossistemas.

Os benefícios de criar e conservar zonas de floresta autóctone são imensos, desde a recuperação de paisagens ao aumento da qualidade e fertilidade do solo, contribuindo para produções agrícolas com mais qualidade. Estas zonas florestais ajudam também a: reduzir as emissões de CO2, diminuindo a poluição atmosférica e ajudando a regular a qualidade do ar e o clima; produzir matérias-primas e, assim, a criar actividades económicas e empregos; e ainda à promoção de actividades ligadas à conservação e turismo de natureza.

O projecto Plantei.eu serve de introdução a práticas agrícolas sustentáveis, de fácil implementação, motivando os utilizadores a procurar mais conhecimento.

ALMANAQUE AGROFLORESTAL PLANTEI.EU

O almanaque Plantei.eu é um calendário de projectos agroflorestais para pessoas interessadas, agricultoras, agricultores e famílias, que quer promover práticas agrícolas e florestais sustentáveis.

Quisemos reunir e simplificar conhecimento, criando uma ferramenta de fácil consulta no dia-a-dia. O nosso foco foi a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida.

Convidamos-te a explorar um tema por mês, onde encontrarás sugestões de técnicas, plantações ou características a observar na natureza. Poderás encontrar informação mais detalhada seguindo a nossa página online onde serão publicadas fotografias, vídeos, artigos

e vários materiais educativos.

Este projecto foi desenvolvido por cooperadores da Cooperativa Integral Minga.

A criação do Almanaque Agroflorestal foi possível graças ao programa de apoio a pequenas acções No Planet B! financiado pela AMI – Assistência Médica Internacional, co-financiado pela European Commission – Development & Cooperation – EuropeAid e pelo Camões, I.P. que nos permitiu financiar uma equipa de criação, design e produção e a distribuição.

O Almanaque foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da Cooperativa Integral Minga e não pode, em nenhuma circunstância, ser considerado como refletindo os pontos de vista da União Europeia.