O chá de composto é um biofertilizante produzido através de um processo de fermentação, extraindo microorganismos – bactérias, fungos, protozoários, nemátodos e micro artrópodes – do composto sólido, ou do vermicomposto, e tornando solúveis os seus nutrientes. É um composto aeróbico, ou seja, precisa de oxigenação para se desenvolver.

Ajuda a acrescentar nutrientes ao solo e também a prevenir doenças e pragas, reduz a necessidade de usar fertilizantes, ajuda à retenção de água no solo dada a descompactação promovida pelos microorganismos o que ajuda também ao desenvolvimento dos sistemas radiculares das plantas, que enraízam mais fundo e atrasam a circulação da água.

Quando borrifado nas plantas, acrescenta micróbios benéficos para as folhagens. Ao ocupar a superfície das folhas, estes organismos servem de prevenção a que potenciais doenças ganhem espaço para se desenvolver.

Receita
Pode-se usar um saco de pano ou até uns collants com composto lá dentro, solo, palha e poucas folhas verdes.
Mete-se o composto num balde com água (destilada ou de repouso durante 24 horas, de forma a que o cloro evapore) com açúcar ou melaço e um oxigenador (bombinha de aquário) que se deve colocar no fundo do balde. Deixar fermentar durante 3 dias, mexendo ocasionalmente.
No fim tens um bio fertilizante que podes diluir de 1/ 10 e usar com a maior brevidade possível.
Confere que o equipamento é bem limpo entre cada produção.

Referências
How to make compost tea, The old farmer’s almanac
Worm Composting Headquarters