O bokashi é um composto orgânico que pode melhorar a qualidade das produções de hortícolas e plantas em geral. É obtido através da fermentação controlada de uma mistura de farelos e microorganismos. 

É uma antiga técnica japonesa que ajuda a tornar o solo mais solto, ajudando ao seu arejamento e à retenção de água, o que tem uma influência no crescimento das plantas e propagação dos seus sistemas radiculares.

Ajuda também a corrigir a acidez do solo e a melhorar o seu pH, auxiliando as plantas a absorver nutrientes e aumentando a diversidade de microorganismos no solo e consequente decomposição de matéria orgânica.

O composto de bokashi pode ser feito de forma aeróbica (revirando todos os dias e promovendo o seu arejamento fica pronto numa semana) ou anaeróbica (fechado e sem revirar, o que demora cerca de um mês).

Receita 1
– 1 kg de arroz branco;
– 1 kg de casca de arroz;
– 1 balde de folhas secas.

Cozinha 1 kg de arroz branco em água, sem sal, óleo ou tempero. Espalha o arroz numa bandeja e cobre-o com casca de arroz e folhas secas. Coloca protegido do sol e da chuva, coberto com uma tela e debaixo duma árvore.  Vai observando o arroz que deverá começar a desenvolver bolores, sendo que os saudáveis serão brancos e de cores vivas, e os escuros devem ser retirados.
Os bolores coloridos são colocados num balde e misturam-se com 9 litros de água destilada e 1 kg de açúcar. A mistura pode ser guardada em garrafas de plástico de 5 litros e aberta de 2 em 2 dias para libertar os gases. Quando o gás desaparece, a mistura está pronta.

Receita 2
– 1 parte de farinha de arroz ou amido de milho, fonte de energia para os microorganismos
– 1 parte de carvão vegetal moído
– 2 partes de estrume
– 2 partes de casca de arroz
– 6 partes de solo rico em matéria orgânica
– Mistura de água (70%) com 1 parte de açúcar mascavado (30%)
– 1 parte de microorganismos, que podem ser levedura (Saccharomyces spp.) ou lactobacilos (Lactobacillus spp.)

Distribuir a mistura numa lona no chão e acrescer água (com o açúcar) até a mistura ficar húmida mas sem encharcar. Cobrir com uma lona para propiciar a fermentação. Quando a mistura estiver à temperatura ambiente, misturar na camada superior do solo ou em covas de plantio.

Estas e outras receitas ainda vamos experimentar e logo vos actualizamos!
fazfacil.com.br
victorsthompson.over-blog.com
jardineiro.net
bokashicompost.co.za