A compostagem orgânica é um dos métodos de gestão de resíduos sólidos que mais se destaca devido ao seu carácter sustentável e capacidade de tratar resíduos em larga escala. Trata-se de um processo biológico, termofílico e controlado, no qual a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) é transformada em húmus, um excelente fertilizante que pode ser aplicado em diferentes culturas agrícolas.

O composto adiciona matéria orgânica aos solos arenosos e dá porosidade aos solos argilosos. Introduz no solo organismos benéficos, como bactérias e fungos, que têm a capacidade de transformar e fornecer os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas.

O produto final é um enriquecedor de solo, ou seja ele poderá ser aplicado no solo para melhorar a suas características e fertilidade, sem que haja uma contaminação do meio ambiente.

Os resíduos a compostar são classificados em:
VERDES: folhas verdes, vegetais crus e frutas, restos de relva ou ervas, borras de café, cascas de ovo, flores)
CASTANHOS: folhas, palha e erva secas, pequenos ramos, cascas de frutos secos, guardanapos e outros papéis, serradura.

Convém colocar o compostor num lugar à sombra e sem vento, mantendo-o húmido. A base deve ser composta por uma camada de pequenos ramos para possibilitar o arejamento e impedir a compactação. Sobre esta base, devem-se dispor camadas de verdes e castanhos alternadamente, sendo a última de resíduos castanhos para evitar moscas.

Sem oxigénio os microrganismos não conseguem respirar e, por conseguinte, não conseguem realizar a compostagem. Daí que seja necessário revirar a pilha de resíduos orgânicos de tempos a tempos para o arejar.

Para que os microrganismos possam actuar eficazmente convém também manter alguma humidade. Regularmente, aperte uma porção deste composto e as mãos deverão ficar húmidas, mas não deverá escorrer água.

Evite restos de comida cozinhada, carnes, produtos gordurosos, sementes, carvão ou cinzas, lácteos, cortiça ou excrementos de animais domésticos.

Benefícios

  • Aplicado nas plantações adiciona matéria orgânica, melhora a estrutura do solo, reduz a necessidade de fertilizantes e o potencial de erosão do solo;
  • Pode ser armazenado por longos períodos de tempo, sem odores nem moscas;
  • Pode ser usado em qualquer época do ano;
  • Elimina ou reduz os problemas de deposição de estrumes, reduzindo os de contaminação do lençol freático por nitratos;
  • Também pode ser usado como cobertura morta.

Problemas? Soluções!

O composto cheira a podre
Causa: pode ter humidade em excesso, demasiados verdes ou estar pouco arejado
Solução: revira o composto para arejar, adiciona castanhos e acrescenta materiais que ajudem a descompactar, como pequenos galhos.

A temperatura do composto está muito alta
Causa: falta de verdes, de arejamento ou de humidade
Solução: Adiciona verdes, revira e rega o composto.

O composto atrai animais
Causa: Acrescentaram-se materiais impróprios
Solução: Não utilize carne, ossos, peixe, pão, comida cozinhada, e tape o composto com um pouco de solo e Castanhos.

Referências
www.agrofloresta.org